quinta-feira, 18 de março de 2010

Aloja, um breve histórico...

Um breve histórico...

O alojamento da USP de São Carlos (conhecido pelos alunos e moradores como "aloja") existe desde os anos 60, tendo sido construído inicialmente para o abrigo de atletas e após isso ficou sem uso.

Os alunos carentes do campus, como não tinham alojamento e pagar algum lugar para morar não era fácil, decidiram então ocupar o prédio, fazendo de lá suas moradias.

Desde então o alojamento tem sido gerido pelos próprios estudantes, que melhor do que ninguém, conhecem suas necessidades. Seleção de moradores e questões de convívio são problemas tratados pelos próprios moradores. Esse sistema de convívio é chamado pelos moradores do alojamento por Auto-Gestão. Nome auto explicativo, indicando a ausência de interferência externa.

Ao longo das décadas foram inúmeras as afrontas, algumas até mesmo agressivas, aos moradores, já que não é de interesse da USP que os seus alunos se organizem, que desenvolvam idéias, que se reúnam, que critiquem, etc...
Pode-se dizer que, tudo o que há em termos de moradia estudantil na USP de São Carlos foi conseguido ao longo do tempo pelos seus moradores na base da força de suas manifestações, o último recurso quando não se é ouvido ou simplesmente quando não há diálogo, quando uma das partes se recusa a ouvir ou atender a outra, já que na USP o aluno, especialmente o que precisa de apoio para permanecer na universidade, é última prioridade.

Hoje, os alojamentos contam com menos de 300 vagas e problemas de superlotação. Um novo bloco está a caminho, a passos lentos e que, a propósito só foi conseguido (adivinhem...) depois de ocupações, protestos e presença da reitora, que, desde sua promessa, levou cerca de 2 anos para começar a sair do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário