quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comunicado Alojamento – 3o Dia de Ocupação da Coordenadoria

Desde segunda-feira os estudantes permanecem no prédio da Coordenadoria do campus reivindicando o reconhecimento do processo seletivo das bolsas moradia (alojamento) e auxílio moradia feito com participação estudantil e de acordo com o regimento aprovado e válido desde 2006. Vimos ressaltar neste comunicado as atitudes arbitrárias e autoritárias que tem pautado a postura da Coordenadoria nesse processo.

Ontem, dia 25, por volta das dezenove horas, houve novamente a interrupção do fornecimento de energia elétrica ao prédio da coordenadoria do campus. Desta vez, para que os estudantes que lá permanecem não pudessem fazer o religamento, desligou-se um setor mais abrangente, que inclui o Bosque da Química, o prédio do setor de obras, estacionamentos e vias próximas. Porém, na tentativa de tal desligamento, um “apagão” quase geral foi provocado no campus, num ato de irresponsabilidade e insensatez sem precedentes.

Isso só pode partir de quem se acham “donos” da universidade, refletindo a mesma postura que se expressa desde a condução das reuniões do Conselho Gestor até a forma como foram recebidas as reivindicações dos estudantes nesta mobilização. Corte de energia elétrica e de água; negativa em se formar uma mesa de negociação; liberação da lista do processo seletivo da COSEAS no mesmo dia em que havia sido acordada a sua divulgação após as negociações avançarem; além do fato surpreendente ocorrido no final da manhã de ontem: a vinda de um professor e um funcionário a mando da diretora da EESC, profa. Maria do Carmo Calijuri, para fotografar os estudantes presentes no prédio! Importante ressaltar que tal ordem foi dada totalmente à margem da lei e das atribuições dos dirigentes da universidade.

Além desses acontecimentos, vale ressaltar que a Coordenadoria do campus tem se utilizado de um instrumento institucional de comunicação – o “Informe Geral” – para divulgar seus pontos de vista e as medidas tomadas com um viés totalmente distorcido.

Tudo isso se configura como um verdadeiro “estado de exceção” onde alguns não medem as atitudes no sentido de submeter a universidade e os cargos públicos que ocupam a seus interesses.

E nesse momento chamamos a todos os estudantes a se informarem e refletirem sobre o que tem acontecido. A gravidade da situação pede uma postura crítica e ativa de todos os estudantes que se identificam com a defesa do caráter público da universidade.

Lembramos que até o momento o trabalho dos funcionários não foi interrompido.

Acesse o blog http://alojauspsaocarlos.blogspot.com ou passe pela Coordenadoria e converse com os estudantes que ali se manifestam. Às 13h de hoje (quarta) faremos uma reunião aberta com todos os presentes para esclarecermos e debatermos a situação. Pedimos a solidariedade e o comparecimento de todos.

5 comentários:

  1. EPTV tá bem por dentro, hein?

    http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?300188

    mals

    ResponderExcluir
  2. Ainda concordo com a USP nesta ação MAIS do que concordo com o pessoal do aloja (Leiam o mais por favor). O correto seria uma comissão ou um órgão para tratar desta questão, constituído de forma híbrida com membros da USP e membros do Aloja. Ninguém pensa nas questões legais: Eu sou obrigado a revelar minha situação financeira e dados da minha vida pessoal para estudantes? O que diabos garante que haverá sigilo nisso e que nada será usado contra mim? E outra, se alguém disputar judicialmente uma vaga, quem vai responder (Sim, a USP, porque ela e gestora legal do Aloja). Se o critério do COSEAS é tosco, ótimo: Pressionem para participarem mesmo dessa seleção (Até porque eu até certo ponto sou a favor de auto-gestão - salvaguardados alguns itens tais como alguns que acabo de citar). Mas ainda assim a única forma legal que enxergo dos estudantes participarem da gestão em geral do Aloja seria uma comissão ou um órgão. Reflitam um pouco sobre estas coisas e procurem saber o que acontece fora do curral de SP. Teve muitos problemas por ai envolvendo o auxilio e vários deles já foram parar na Justiça. Vocês tem um fantástico blog (Leia-se fantástico porque é uma forma de saber o que os moradores do aloja querem), mas USEM-O e comecem a deixar claro não só o que vocês querem, mas COMO vocês querem também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo!
    Mas é justamente por essas questões que vc levantou que estamos lutando para que permaneçam: o regimento que seguimos elege uma comissão mista e, sobre as entrevistas/documentos, a presença da assistente social na comissão garante que, quem quiser ser entrevistado por ela, pode optar por isso. Não são os estudantes que querem fazer sozinhos, mas sim a Coordenadoria do Campus que quer eliminar nossa participação.

    ResponderExcluir
  4. Camila,

    Há problema para você divulgar online esse regimento? Outra coisa, ainda pergunto para vocês quem responde juridicamente por isso (Pela lei, a USP). Na pratica, boa pergunta.

    ResponderExcluir
  5. E antes que me esqueça: Será que vocês não conseguem 1 advogado para abrir a denuncia por fraude que vocês acharam (E que vive pregada por ai - não sei do assunto pq não vivo no aloja)? Querendo ou não a via Juridica dá dor de cabeça pra USP mais do que vocês em ocupação - IMHO.

    ResponderExcluir